• Coach Vitor

Técnica Pomodoro


Você as vezes tem dificuldade em se concentrar?

Você não está sozinho nessa, a maioria das pessoas que conheço e atendo se queixam de uma incapacidade de se concentrar no trabalho e nas atividades simples do dia a dia.

Distrações e interrupções são uma das principais causas dessa falta de foco e algumas destas fontes de distração estão fora do nosso controle, como nossos colegas de trabalho, reuniões intermináveis que temos que participar, sons, etc. Algumas perturbações são permitidas por nós, como as notificações de mídia social, a navegação na internet ou um hábito de tomar café por exemplo.

Independentemente da origem ou a quantidade dessas distrações, assumir o controle e aprender a encontrar o foco em um mundo de distrações intermináveis pode ser algo de valor inestimável para você.

Aqui está uma das técnicas que eu sugiro e também utilizo;

Técnica Pomodoro

Esse nome foi escolhido depois que o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo.

Elaborada no fim da década de 1980, a técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Depois de muita pesquisa, Cirillo chegou ao período de 25 minutos como sendo o tempo ideal para esses blocos, também conhecidos como “pomodoros”.

A técnica funciona assim:

1) Faça uma lista com as tarefas que estão pendentes.

2) Programe um cronômetro para 25 minutos (vale usar o despertador do celular, não precisa ser esse timer em formato de tomate).

3) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções (por exemplo, não vale entrar no Facebook e nem no WhatsApp :/).

4) Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (a sugestão mais indicada é que você se levante e faça algum exercício, como caminhada ou alongamento, mas vale qualquer outra coisa que ajude a relaxar).

5) Risque a tarefa da sua lista depois que terminá-la.

6) Retome o trabalho depois da pausa por mais um “pomodoro” (25 minutos).

7) A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho.

Repita isso todos os dias que precisar. Comece fazendo a lista diária (isso ajuda a estabelecer o seu foco) e anote quantos “pomodoros” usou, ao lado de cada tarefa da sua lista. A ideia é que, com o passar do tempo, você descubra quantos “pomodoros” usa para fazer suas atividades (isso vai ajudar a estimar prazos).

Gostou dessa dica?

Você usa algum outro método?

Comente abaixo e veja aqui outras dicas de nossos coaches.


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