3 dicas para não dar furo nos treinos
- Vitor da Corcovado
- 21 de nov.
- 3 min de leitura
Domingo a noite e lá está você... pensando na sua programação da semana e os dias que vai treinar. Você entra no aplicativo da academia e agenda suas aulas.
No dia seguinte você acorda, e tem uma mensagem urgente do trabalho, ou seu filho não está bem e não vai poder ir para a escola... enfim, a vida começa a acontecer e bagunçar seus planos.
E aí você vai lá no aplicativo e cancela o agendamento da sua aula...
Como você se sente ao deitar na cama naquela noite? Orgulhoso? Realizado? Com a sensação de que deu o seu melhor hoje? Ou… a sensação é bem outra?
Eu entendo totalmente. Eu fui atleta quando era mais jovem, dos 16 aos 26 anos. Já tenho a Corcovado a mais de 10 anos, e treino de maneira relativamente consistente todo esse tempo.
Mas também tenho meus momentos de dificuldade para treinar. A motivação não é eterna. A organização diária nem sempre é perfeita...
Mas isso não precisa te tirar do caminho. E o fato de você ter cancelado um dia, não quer dizer que você não possa corrigir a rota para o dia seguinte.
Vou te deixar aqui então três perguntas para você se fazer antes de cancelar aquela próxima aula. Tente lembrar delas na próxima vez que a vida acontecer e você estiver pensando em mudar seu planejamento de treinos. 😉
1. Eu mereço ir treinar?
Me diz uma coisa que seja mais importante do que a sua saúde (e vamos combinar que tem pouquíssimas respostas certas aqui). Estar saudável te deixa mais forte (para poder ajudar os outros), mais feliz (endorfina, procura lá como é), mais útil, menos estressado, reduz seus custos com saúde, te deixa mais produtivo, mais paciente, mais resiliente quando a vida aperta, tanto física quanto mentalmente, além de melhorar seu sono e aumentar sua longevidade.
Para citar só alguns benefícios.
Quase literalmente tudo na sua vida melhora quando você se exercita. Uma hora de treino é um investimento bem pequeno para melhorar praticamente toda a sua vida.
Você merece esse investimento? (Deixa que eu respondo: SIM!).
2. Quem eu posso estar decepcionando?
Pergunta difícil, né? Mas tudo bem. Porque tem gente que acredita em você, sabia? Os professores, os colegas de treino... TODO MUNDO na academia. Todo mundo fica animado em ver seu nome no aplicativo, feliz quando você chega, não importa quanto tempo faz desde a última vez que você apareceu para treinar.
E mais do que isso, você tem amigos e familiares que sentem orgulho de você e do que você já conquistou. Talvez você nem saiba, mas tem gente que te vê e se inspira, porque se você consegue, eles também podem conseguir.
Eu sou total da linha de não viver a vida para agradar os outros, mas, se está difícil cuidar de si mesmo por você, então faça por AQUELES QUE SE IMPORTAM.
Faça porque seu esposo/esposa sente orgulho, porque sua filha se espelha em você, porque seu amigo largou o cigarro por sua causa.
3. Eu estou motivado?
Essa pergunta é meio uma armadilha, na verdade. Porque a resposta não importa. A coisa mais importante que eu já aprendi sobre sucesso nesse tempo todo, seja na vida fitness ou em qualquer área, é que se você depender de motivação, não vai rolar.
Motivação vai e vem com coisas como: tomou ou não café, está com fome ou não, dormiu bem ou mal, está triste, a glicose tá baixa... Motivação é meio que volúvel, e imprevisível... e se você esperar por ela, nunca vai chegar aonde quer.
O que você precisa é de DISCIPLINA.
Disciplina é o que te faz treinar mesmo sem estar motivado. E a boa notícia é que toda vez que você usa sua disciplina, ela fica mais forte. Assim como seus braços, suas pernas ou qualquer outro músculo.
Então, na próxima vez que você estiver pensando em desistir de ir treinar, se faça essas perguntas:
Eu mereço ir treinar? (SIM)
Quem eu posso estar decepcionando? (Cônjuge, filhos, Zezinho, Maria?)
Eu estoumotivado? (EU NÃO PRECISO DE MOTIVAÇÃO!)
Aí sim, se quiser, desista do treino.
Mas não precisa desistir.
E eu realmente espero que você não desista.
Grande abraço







Comentários