top of page

Como seguir avançando, e não só sobrevivendo, nessa época de festas

  • Foto do escritor: Vitor da Corcovado
    Vitor da Corcovado
  • há 2 minutos
  • 4 min de leitura

Todo ano é a mesma coisa: chega dezembro e parece que alguém apertou o botão da correria. Reuniões de trabalho, compromissos sociais, férias das crianças, eventos da família, festas da empresa… e, quando a gente percebe, nossa rotina vai desandando, incluindo treino, alimentação e descanso.


Mas a verdade é que não precisa ser assim.


E se, em vez de a gente simplesmente sobreviver a esse período mais caótico do calendário, a gente decidir seguir melhorando?


Ou então, porque esse mês não pode ser justamente o mês em que você vai começar a levar a sério o cuidado com seu corpo e sua saúde, para já começar janeiro nos eixos, mais forte, mais leve e mais consciente?


Por isso vou compartilhar abaixo 9 maneiras simples e diretas de se manter nessa época do ano sem perder o ritmo... e, quem sabe, até avançando.


1. Evite dormir tarde


Esse é um básico que rapidamente é esquecido. E sim, eu sei: eventos, confraternizações, compromissos sociais… tudo parece puxar a gente para a cama mais tarde. Mas a gente sabe muito bem, e eu eu vejo constantemente aqui na Corcovado, que quem dorme mal, treina pior, come pior e toma piores decisões.


Não precisa ser radical. Só pense em proteger pelo menos algumas noites da semana para dormir cedo, principalmente nos dias em que você sabe que vai treinar.


Seu corpo agradece. Seu humor também.


2. Diminua o açúcar


Não é proibição, é pensar sobre isso. Porque o fim do ano é cheio de "oportunidades" para sobremesas, panetone, chocolates, drinks… e tudo bem aproveitar. Mas se deixar levar pelo "modo automático" que costuma ser o problema.


Aproveitar essa época para curtir alguma coisa diferente, que a gente não tem muito contato ao longo do ano, pode até fazer sentido. Mas se você estiver fazendo isso com intenção e sem comer em um dia o que não comeu em um ano.


Então, escolha o que realmente vale a pena. E aproveite de verdade.


3. Continue se movimentando


Mesmo que seja menos do que o usual. Durante esse fim de ano, e início de férias escolares em janeiro, muita gente "pausa" a rotina porque acredita que só vale treinar se for 100%.Mas é sempre bom lembrar o essencial: o corpo não funciona somente no tudo ou nada.


Uma corrida ou caminhada de 20 minutos, um treino rápido em casa, alguns minutos de exercícios de core e mobilidade antes do almoço… qualquer pouquinho vai ser melhor que nada.


Como dizem... feito é melhor do que perfeito.


4. Cuide do seu intestino


Porque ele influencia no todo muito mais do que você imagina. Seu intestino é como uma central de comando que conversa com sua imunidade, energia e até humor.


Nessas celebrações de fim de ano, quando a alimentação sai um pouco da linha, cuidar dele é uma forma de manter o corpo funcionando de um jeito melhor.


E isso é simples. Sempre que puder invista em mais vegetais, mais frutas, mais água. O máximo de comida de verdade.


5. Gerencie seu estresse


Você sabe que ele nunca tira férias, né?

O estresse aparece no trânsito, no trabalho, na correria e até naquela lista infinita de tarefas que todo mundo tenta resolver antes de janeiro.


Você não precisa tentar eliminar todo o estresse, isso é impossível.

Mas você pode dar ao corpo algumas válvulas de escape: treinar, fazer exercícios de respiração/meditação, caminhar, conversar com alguém, se desconectar do celular por alguns minutos.


Mesmo pequenas pausas criam grandes diferenças no estresse.


6. Mantenha sua rotina básica


Você não precisa seguir tudo à risca. Mesmo que faça algumas adaptações, manter alguns pontos de base, como seguir treinando 2 a 3 vezes por semana, não deixar de beber água, comer proteína em todas as refeições, já vai trazer muitos benefícios.


Se a sua rotina já tem uma base forte, mesmo o caos do fim do ano não vai te tirar do jogo.


7. Cozinhe quando puder


Comer fora é normal nessa época, mas cozinhar em casa algumas refeições garante que você tenha pelo menos uma base equilibrada no dia a dia.


Não precisa ser nada elaborado.

Um café da manhã simples, uma marmita caseira, ou um jantar com uma proteína grelhada e uns legumes assados no forno.


Qualquer dessas coisas vai funcionar como um "pontos de estabilidade" no meio das festas e encontros.


8. Coma com atenção


Talvez você não saiba, mas essa é uma habilidade que muda tudo. Afinal, o fim de ano é cheio de momentos gostosos à mesa. Mas são também os momentos em que mais comemos rápido, distraídos, sem realmente perceber o que está acontecendo.


Tente fazer o oposto. Coma devagar. Repare nos sabores. Pause entre as garfadas.Você vai aproveitar muito mais... e exagerar muito menos.


9. Escolha boas companhias


Existe uma verdade simples que já está mais do que comprovada: a gente ajusta nosso comportamento ao das pessoas com quem convivemos.


Sua saúde também tem a ver o ambiente em que você está. Quando você passa tempo com pessoas que cuidam da saúde, que te incentivam, que te puxam para cima, isso tudo fica mais fácil.


Que tal então aproveitar o fim de ano e usar esses encontros para fortalecer vínculos e se divertir com quem te faz prosperar?

A saúde emocional também faz parte do processo.


No final das contas, seguir avançando é uma escolha que você faz no dia a dia, não importa a época do ano.


O mais comum, como muitos dizem por aí, é pensar que "janeiro é a hora certa para recomeçar". Mas essa frase é uma das maiores armadilhas que existem.


Você não precisa esperar virar o ano para cuidar de si. Você pode fazer isso agora.


Se você quer ter mais energia, mais força, mais consistência e um plano claro para entrar em 2026 melhor do que nunca, eu e minha equipe aqui na Corcovado estamos prontos para te ajudar.


Agenda uma consulta inicial grátis e venha conversar com a gente.


Estaremos te esperando.


Grande abraço

 
 
 
bottom of page