• Coach Vitor

“O CrossFit é um barco salva-vidas numa tsunami de doenças crônicas”


Greg Glassman é o criador do método de treinamento mais falado no mundo atualmente, o CrossFit®. Ex-personal trainer, Greg hoje é o presidente de uma empresa que tem mais de 15.000 academias associadas no mundo todo, e foca seu tempo, dedicação e os recursos dessa empresa no combate ao maior problema mundial da atualidade, a epidemia de doenças crônicas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde essas doenças matam 41 milhões de pessoas por ano no mundo, o que representa 70% de todas as mortes do planeta. E o Brasil segue o padrão mundial. O número de brasileiros mortos pelas principais doenças crônicas (câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e problemas crônicos respiratórios) aumentou 26% em 10 anos, passando de 542 mil em 2006 para 685 mil em 2016, de acordo com o Ministério da Saúde.

O conhecido Dr. Dráuzio Varella diz que “todos os médicos concordam que a obesidade aumenta o risco de diversas enfermidades. Entre elas, hipertensão arterial, diabetes, problemas ortopédicos, apneia do sono, vários tipos de câncer e complicações cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e os acidentes vasculares cerebrais.” Mais dados do Ministério da Saúde mostram que obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros e o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).

Quando Glassman diz que o “CrossFit é um barco salva-vidas num tsunami de doenças crônicas”, ele se baseia não só em experiência com seus próprios alunos e relatos de casos individuais, mas também em evidencias cientificas que vem sendo divulgadas nos últimos anos.

Por exemplo, um estudo recente publicado na revista “Experimental Physiology” mostrou que seis semanas de CrossFit poderia melhorar os níveis de açúcar no sangue, reduzir a resistência à insulina e diminuir o risco de doença cardíaca em pessoas com diabetes tipo 2, um distúrbio metabólico normalmente associado uma dieta rica em alimentos processados ​​e falta de exercícios e 4ª principal causadora de mortes no Brasil.

Ou um outro publicado no “Journal of Physiology and Pharmacology” mostrando uma melhora na composição corporal, capacidade cardiovascular e aumento nos níveis de BNDF, uma proteína responsável por diversos processos no sistema nervoso, e recomendando que esse tipo de treinamento pode ter uma aplicação valorosa, especialmente em um processo terapêutico para melhorar o bem-estar de pacientes obesos, com diabetes tipo 2 e demência.

Você talvez não tenha nenhuma dessas doenças, mas provavelmente conhece alguém que tenha ou teve, como vimos, elas estão ficando cada vez mais comuns. Nosso barco CF Corcovado segue navegando por sobre essas águas turbulentas, se você já está a bordo considere-se salvo, mas se você conhece alguém que ainda não embarcou, ainda dá tempo, convide-o para uma Consulta Inicial com um dos nossos coaches.


0 visualização
Endereços

Unidade Humaitá

Rua Voluntários da Pátria, 470 (Sobrado)

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22270-010

Unidade Bambina

Rua Bambina, 147
Botafogo Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22251-050