Os Outros 96%: Como Viver Fora da Academia para Maximizar Seus Resultados
- Vitor da Corcovado
- 12 de ago.
- 4 min de leitura
Você já parou para pensar que seu treino de 1 hora é apenas 4% do seu dia?
É fácil entender, então, que no final das contas, são os outros 96% do seu dia que vão determinar seus resultados.
Ficar obcecado pela programação "perfeita", enquanto só completa 3.000 passos de caminhada no dia… treinar mais de uma vez por dia dormindo só 5 horas por noite… comprar o pré-treino do momento, mas se alimentar de delivery a semana toda.
Não tem sentido.
A academia vai criar o estímulo. E todo o resto vai possibilitar os resultados.
Quando você está sedentário e começa um programa de treinamento como o que fazemos aqui na Corcovado, os resultados iniciais costumam aparecer rápido.
No entanto, como você vive fora da academia é fundamental para evitar a estagnação e seguir avançando.
Por isso, aqui estão 6 pontos para você focar fora da academia e não deixar seu treino chegar num platô.
1. Se alimentar bem, e com um bom aporte de proteínas
Muitos cometem o erro de pensar que quanto menos comer, melhor será para emagrecer. Mas não é bem por aí. Você com certeza não deve comer muito, mas também não deve comer tão pouco.
A quantidade de comida no dia — e ainda mais a quantidade de proteína — deve ser suficiente para possibilitar que seu corpo aproveite da melhor maneira possível os estímulos do treino, sem que haja excesso de calorias que seja transformado em gordura corporal.
2. Dormir o necessário para se recuperar
O sono é o momento em que o seu corpo se recupera e se reconstrói.
A quantidade de sono ideal pode variar de pessoa para pessoa, mas, em média, estudos apontam que 7 a 8 horas por noite são essenciais para que seu corpo possa recuperar suas energias, diminuir os níveis de estresse e manter um desempenho físico e mental alto.
Ignorar esse ponto pode levar a uma queda na sua performance e até mesmo aumentar o risco de lesões.
3. Ter atenção à sua hidratação
Você sabia que muitos problemas de cansaço e falta de foco podem estar diretamente relacionados à desidratação?
Apesar do nosso corpo ser altamente inteligente e “auto-regulável”, nosso estilo de vida corrido pode nos levar a ignorar os sinais de sede e ingerir menos líquido do que deveríamos, ainda mais quando trocamos água por outras bebidas, especialmente as industrializadas.
Para garantir uma boa hidratação, uma referência básica é beber cerca de 35ml por kg de peso corporal. Para uma pessoa de 70kg, isso equivale a aproximadamente 2,5 litros de água por dia.
4. Pegar sol pelo menos 15 minutos por dia
Expor-se ao sol, mesmo que por apenas 15 minutos por dia, é uma das melhores formas de melhorar sua qualidade de vida.
É a exposição ao sol que permite ao corpo produzir vitamina D naturalmente, um nutriente que tem impacto positivo no seu humor, imunidade e qualidade do sono.
Além disso, estudos mostram que a vitamina D também pode ajudar no desempenho atlético e na prevenção de lesões.
Num estilo de vida cada vez mais interno que temos, buscar essa maior exposição diária ao sol pode ser um grande passo para ter um corpo mais forte e saudável.
5. Aumentar sua quantidade de movimento no dia
Treinar 1h por dia não é o suficiente se você passar o resto do tempo sedentário.
O movimento constante ao longo do dia é fundamental para manter sua saúde em dia. Esse tipo de movimento, conhecido como NEAT (Non-Exercise Activity Thermogenesis), é qualquer atividade física que você realiza no seu dia a dia, fora do treino formal.
Caminhar de 7.000 a 8.000 passos por dia, por exemplo, pode reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até melhorar sua saúde mental.
E o melhor é que, ao aumentar seu nível de atividade física através do NEAT, você vai estar ajudando seu corpo a responder melhor aos treinos, acelerando a recuperação e otimizando os resultados.
6. Ter alguma estratégia de gerenciamento de estresse
Apesar de o exercício físico e a alimentação equilibrada já serem formas eficazes de combater o estresse, muitas pessoas buscam outras maneiras de aliviar a pressão do dia a dia.
Meditação, hobbies e momentos de lazer também desempenham um papel importante no gerenciamento do estresse.
Encontrar uma estratégia que funcione para você, ajudando a relaxar e se distrair, é essencial para evitar que o estresse prejudique sua saúde mental e física, impactando diretamente seus resultados no treino.
Conclusão
No fim das contas, o que vai transformar seu treino em resultados reais não é apenas a hora que você passa dentro da academia — mas sim como você vive os outros 96% do seu dia.
Alimentação equilibrada, sono de qualidade, hidratação, exposição ao sol, movimento constante e controle do estresse formam o conjunto que sustenta seu progresso e evita a estagnação.
Na Corcovado entendemos que saúde e performance vão muito além do treino. Por isso, além das aulas coletivas e do atendimento com Personal Training, que entregam estímulos variados e desafiadores, oferecemos nosso programa de Coaching de Nutrição, para que você tenha acompanhamento personalizado e consiga alinhar treino e estilo de vida de forma estratégica.
Se você quer ir além, conquistar resultados consistentes e sustentáveis e transformar de verdade sua saúde, agende um horário para conversar com um dos nossos professores pelo link abaixo. É grátis.
Comentários