top of page
  • Vitor da Corcovado

Como a mentalidade do “tudo ou nada” está atrapalhando o seu sucesso

“Já não consegui almoçar direito mesmo, vou pedir uma pizza pro jantar...”; “Enchi a cara e comi um monte de besteira na festa ontem, não vai fazer diferença nenhuma esse waffle com melado no café da manhã..”; “Não tenho como levar uma marmita com vegetais pro trabalho, vou comer qualquer salgado no almoço mesmo...”; “Não vou ter tempo pra parar pra almoçar hoje, vou pedir um hambúrguer no iFood...”; “já vou beber nesse happy hour mesmo, comer essa cebola empanada é o de menos...”


Quem já não pensou, ouviu ou até mesmo fez algo do tipo? Normal, eu mesmo já pensei e agi assim algumas vezes..., mas o processo de tomada de decisão é na verdade um grande contínuo entre a melhor escolha possível e a pior escolha possível. Esse processo não precisa ser “tudo ou nada”.


Muitas vezes pode ser difícil olhar para todo o processo quando se trata de alimentação. São tantas coisas que a gente tenta equilibrar e fazer malabarismos para conseguir se manter na linha, não é mesmo? E acaba que às vezes fica parecendo que ou fazemos a "coisa saudável" ou não fazemos "nada"...


Percebo que alguns começam a sentir que a alimentação saudável está tirando deles alguma coisa que valorizam, como alguns momentos sociais ou hobbies. O pensamento é: “Posso me manter na linha com a dieta OU sair com meus amigos para jantar”...


Não precisa ser assim, a gente pode encontrar algum jeito de juntar os dois. A gente pode evitar o TUDO ou NADA e abraçar o meio termo.


Então aqui vai a minha dica... na próxima vez que estiver numa situação desse tipo, tenta fazer o seguinte. Desenhe num papel uma sequência de 1 a 10 e escreva no 1: “PIOR ESCOLHA POSSÍVEL” e no 10: “MELHOR ESCOLHA POSSÍVEL”.


Agora a primeira coisa que você vai fazer é pensar: qual é a PIOR escolha que você pode fazer nessa situação? E depois, qual é a MELHOR escolha que você pode fazer?


Agora, olhe bem pras escolhas que você fez. Pense em onde elas se encaixam na escala de 1 a 10 e escreva-as lá.


Finalmente, pense o que seria uma escolha um pouco melhor? Onde ela se classificaria na escala? O que seria uma escolha um pouco pior? Onde ela se classificaria na escala?


Pronto, você agora tem quatro opções diferentes para escolher o que vai fazer, pensando que você ainda pode escolher um meio termo entre as quatro, achando algo que ao mesmo tempo que te mantém no caminho do seu objetivo, também te traz alguma satisfação e prazer!


Tenta essa dica aí e depois me conta como foi!


Bons treinos,


Coach Vitor

Head Coach

CrossFit Corcovado


Precisando de ajuda, clique aqui para agendar uma Consulta Inicial grátis ou aqui para agendar uma Sessão de Revisão de Metas (também é grátis).

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page