top of page
  • Vitor da Corcovado

Você só precisa de um planejamento diário!

Fico muito feliz de ver como nossos alunos estão treinando bem e com afinco durante essa quarentena. Diversos feedbacks positivos, aulas no Zoom sempre bem movimentadas, até programação extra o pessoal tem feito!


Por outro lado, fico muito preocupado com todos aqueles que treinavam tão bem na academia e agora estão sem treinar...


São duas queixas básicas que recebo como feedback:


1 – “Meus horários estão uma loucura e não consigo me organizar pra treinar”


2 – “Eu não tenho motivação em casa."


Isso é bom. Porque a solução pras duas é a mesma! De verdade mesmo, você não precisa de motivação pra treinar em casa. Isso ajuda? Com certeza... mas não é necessário.


O que você precisa é de um planejamento diário, uma organização diária dos seus horários e tarefas, algo que te coloque no rumo! É isso que você precisa, especialmente quando falta motivação.


Já ouvi algumas vezes de pessoas diversas sobre “como é fácil pra vocês coaches treinarem, já que vocês tem sempre a academia à disposição”... e sempre me lembro de como vejo meus professores se virando pra encaixarem um breve momento de treinamento no meio da rotina de aulas diárias deles. E por mais de uma vez respondi pra quem falava isso: “não é tão fácil assim... imagina você passar o dia inteiro trabalhando e não sair do seu trabalho nem pra treinar...”


E olha que curioso, essa agora é a realidade de quase todos nós, trabalhando em casa e tendo que treinar em casa também.

E a verdade é a seguinte, também é difícil pra gente estar motivado, pra ter disciplina, pra levantar do sofá e "cair pra dentro". Não é mais fácil porque somos coaches ou porque somos mais bem preparados ou mais motivados ou mais disciplinados. Isso é um mito.


Então, como a gente faz isso?


Era o que eu vinha falando no início, defina sua agenda e defina uma tarefa de cada vez.


Não precisa ser minuto a minuto, não precisa ser o dia todo ocupado e definido. Só precisa ter um ritmo, um fluxo que seja montado para não te sobrecarregar.


Pessoalmente, antes do coronavírus, meus dias eram mais definidos em torno dos horários de entrada e saída da Julia da escola e de algumas poucas aulas que eu dava de personal. E assim era mais claro em que momento encaixar meu horário de treino, quais momentos eu dedicaria pra Julia, quando eu poderia trabalhar em casa mais focado, etc.


Mas as coisas mudaram, então eu precisei ajustar minha agenda diária.


Continuo me forçando a acordar as 4:30h, porque sei que até por volta das 7h30 / 8h vou poder fazer minha rotina de reflexão e planejamento diário e trabalhar com tranquilidade enquanto Julia vai estar dormindo. Assim, quando ela acorda, estou pronto pra tomar café-da-manha junto com ela e depois fazermos alguma atividade da escola. Até o final da manhã estamos prontos pra treinar e Julia pode ficar brincando ou vendo TV.

Na hora que eu e Marcella normalmente treinamos, ainda não fizemos nem metade das nossas tarefas do dia, tanto de trabalho quanto de casa, mas fazemos questão de colocar esse horário na agenda cedo, como uma tarefa a ser cumprida. É algo que a gente sabe que precisa e quer fazer durante esse tempo de crise. E vamos concordar que, muitas vezes, é a tarefa mais fácil de cumprir, né? Não requer nenhum pensamento elaborado, nenhuma tomada de decisão difícil... é quase só fechar os olhos e vai!


Então, se você precisa de ajuda para criar um ritmo, um planejamento diário, peça ajuda pro seu coach ou pode me procurar diretamente. Ter um amigo pra “prestação de contas” também é uma ideia boa.


O mais importante mesmo é: coloque seu treino na sua AGENDA.


Vocês estavam acostumados a ir até a academia no horário da aula, ficar lá por uma hora e depois voltar pra casa, não é mesmo?


Pensa que agora você pode colocar seu treino em qualquer horário do dia que você escolher, ou no ruim, você só precisar logar no Zoom na hora do WOD Online, e em 40-50 min é isso, você já treinou e já está em casa de novo, pronto pra seguir seu dia.


Nenhuma necessidade de motivação... basta fazer login.


Experimenta isso aí e depois me conta como foi!


Saúde,


Coach Vitor

Head Coach

CrossFit Corcovado


Inspirado em https://m.facebook.com/notes/shenandoahfit/hey-parent-you-need-a-daily-schedule-too/2629624903951475/

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page