top of page
  • Vitor da Corcovado

"Sobre a brevidade da vida"

“A verdadeira felicidade é gozar o presente, sem uma dependência ansiosa do futuro, não nos distrair com esperanças nem medos, mas ficar satisfeitos com o que temos, o que é suficiente para aquele que assimnada quer. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e ao nosso alcance. Um homem sábio está satisfeito com sua sina, seja qual for, sem desejar aquilo que não tem.” - Seneca


O filosofo estoico Sêneca escreveu um tratado chamado De Brevitate Vitae ("Sobre a brevidade da vida"), onde ele aborda os princípios estoicos em relação à natureza do tempo e seu desperdício perseguindo objetivos sem valor ou sentido.

A ideia principal que ele apresenta é: “Não é que tenhamos pouco tempo para viver, mas sim que desperdiçamos muito dele.”


Segundo Sêneca, a vida é longa o bastante e nos dada em uma generosa medida para atingirmos as maiores conquistas!


Não vou me prolongar aqui sobre a grandeza da vida, fica pra uma próxima, mas vou mostrar como esses conceitos podem e dever ser usados no nosso dia a dia.


Porque tenho visto muitos reclamando da dificuldade de se adaptar à rotina em casa e da falta de tempo para organizar uma alimentação saudável e conseguir treinar. Por isso eu pergunto: você sabe de verdade como você está usando seu tempo? Será que você não está desperdiçando muito dele?


Sêneca justamente diz para dar uma olhada na sua rotina e “somar todo o tempo que você gasta com coisa estupidas” e esse é o 1º passo que você deve dar hoje!


Por exemplo, quanto tempo você gasta reclamando da vida? Ou dando ouvidos a quem fica reclamando da vida? Quanto tempo você gasta nas mídias sociais? Viajando na vida de pessoas que você mal conhece e não acrescentam nada na sua... Quanto tempo você gasta na frente da televisão, vendo série atrás de série?


Depois que somar todo esse tempo, visualiza que cada minuto na sua vida tem um valor monetário, você escolhe quanto... Agora calcula quanto valeu esse tempo desperdiçado e imagina você pegando essa grana e jogando pela janela!


Pois é, basicamente é isso que você está fazendo com seu tempo... e apesar de a gente sempre poder trabalhar um pouco mais e ganhar mais dinheiro, a gente não consegue voltar atrás no tempo desperdiçado!


Fecho deixando mais essa citação de Sêneca e me colocando à disposição pra te ajudar a tomar o controle do seu tempo e da sua vida!


"Na guarda de sua fortuna, os homens geralmente ficam com os punhos cerrados; contudo, quando se trata de perder tempo, no caso da única coisa em que é certo ser avarento, eles se mostram muito extravagantes"

950 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page