• Coach Vitor

Sistema imunológico e alimentação

Pessoal, com o coronavírus se espalhando por todo o mundo e estando cada vez mais presente na nossa cidade, nós da CF Corcovado queremos proporcionar aos alunos e à população informações úteis sobre como se manter saudável.


Com certeza a preocupação com a limpeza e o distanciamento social são muito úteis para reduzir a transmissão de qualquer vírus ou bactéria, mas existem outras coisas que podemos fazer para ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico, e a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL se destaca.


A comida pode ser um mecanismo de cura; a alimentação é o melhor jeito, depois do sono, de ajudar nosso corpo a se regenerar e recuperar, quando é feita com qualidade.


O corpo usa as vitaminas e minerais presentes nos alimentos para dar suporte aos órgãos e processos fisiológicos que controlam nosso sistema imunológico (fígado, baço, sistema linfático, etc.). Quando nos alimentamos mal e ficamos deficientes nessas vitaminas e minerais começamos a ver disfunção nos processos e fraqueza no sistema.


Isso é apenas um detalhe em todo o funcionamento do sistema imunológico, mas com certeza quando ingerimos alimentos reais e não processados ​​que não contém açúcares adicionados, gorduras trans e conservantes tóxicos, temos mais chances de permanecer saudáveis, mesmo quando existem bactérias e vírus à nossa volta. Eu acho que não preciso dizer o quanto não é recomendado viver de junk food e comida embalada né? Certamente essas coisas nos fornecem alguma energia, mas essas calorias desses alimentos falsos não são propícias ao estado de saúde.


Em situações normais, a gente acaba não tendo ideia de quanto realmente entramos em contato com essas bactérias e vírus, isso é estranho pra gente. Agora estamos em um momento delicado, mas podemos passar incólumes por isso com uma alimentação adequada, sono suficiente, hidratação, exercício regular e, claro, limpeza geral, lavagem constante das mãos e evitando sair de casa sem necessidade real.


Lembre-se de tentar ficar calmo e tranquilo mesmo nessa situação, inclusive aconselho a prática de algum tipo de atividade para alívio do estresse. A ansiedade e o estresse aumentam os níveis de cortisol no sangue, um hormônio afeta demais o sistema imunológico e o funcionamento de vários órgãos. Meditar por 10 minutos pode ser uma boa opção.


E por último, siga as recomendações das autoridades de saúde: se você sentir algum sintoma muito leve, NÃO corra para a emergência. Só corisa é sintoma leve, fique em casa. Com tosse e febre já vale ir numa unidade básica de saúde. Apenas se tiver falta de ar aí sim procurar uma unidade de urgência. Além de o sistema de saúde precisar ter capacidade para atender emergências com risco de vida, você ainda corre o risco de estar apenas com uma gripe comum e acabar se infectando com o COVID-19 enquanto aguarda ser atendido. A recomendação é tratar os sintomas em casa, se hidratar bem e repousar, mas caso tenha alguma dúvida, entre no instagram do Ministério da Saúde (https://www.instagram.com/tv/B9u9rzTgjtA/?igshid=1tt04djyyjcdl).


Conte com a gente!


Coach Vitor



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