top of page
  • Vitor da Corcovado

Os 5 fatores da saúde - MINDSET

Para fechar a nossa série sobre os 5 fatores da saúde para 2020 hoje vou falar sobre MINDSET, que quer dizer mentalidade em inglês, mas que como conceito, não costuma ser traduzido.


Uma mentalidade saudável é focada no crescimento (leia o livro “Mindset”, de Carol Dweck). É aquela que é capaz de se concentrar nas coisas que você pode controlar. Uma mentalidade saudável é aquela em que você está ciente de seus pensamentos e sentimentos, ao invés de ser cegamente controlado por eles no dia-a-dia. Uma mentalidade saudável é a base da boa saúde mental, de um humor geral positivo e de uma capacidade de lidar com problemas de maneira saudável.


A maneira como você pensa sobre as coisas é importante. Antes de pensar em fazer qualquer coisa em termos de auto-aperfeiçoamento, você precisa mudar para uma mentalidade positiva. Um excelente programa de treinamento, um excelente programa de alimentação, uma excelente qualidade de sono... com uma mentalidade negativa não irá funcionar, mas se você fizer tudo isso de uma maneira mediana com uma mentalidade positiva você vai ter resultados muito melhores!


O desenvolvimento e entendimento do MINDSET é uma grande área de estudo. Existem muitos recursos bons onde você pode aprender mais e praticar técnicas para aprimorá-lo (como o livro recomendado no inicio). Mas para dar um pontapé inicial nessa prática, vou me concentrar em três ferramentas que você pode começar a usar hoje para melhorar seu Mindset no dia-a-dia.


FERRAMENTA 1: FOCO NO QUE VOCÊ PODE CONTROLAR


Quando você deixa emoções negativas dominarem sua cabeça é sinal de que você está se concentrando em coisas fora do seu controle. Quando a raiva, a frustração, a tristeza se apresentarem fortemente sobre seus pensamentos, faça a si mesmo a seguinte pergunta:


Sobre o que eu tenho controle nessa situação?


E use a resposta para orientar sua atitude. Focar em qualquer outra coisa que não seja sobre o que você tem controle, só aumentará os sentimentos de aborrecimento e impotência e levará seu comportamento para uma direção improdutiva.


FERRAMENTA 2: NUNCA FAÇA SUPOSIÇÕES


É fácil avaliar o que alguém está pensando ou sentindo, ou por que tomou certa atitude, mas nossas mentes nem sempre nos levam a uma direção verdadeira com isso. Costumamos fazer suposições que alimentam emoções negativas. Quando você se perceber fazendo uma suposição, pare e se pergunte: existem outras explicações para isso?

Considere todas as possibilidades, não apenas as que você pensa serem verdadeiras. Depois, tome alguma atitude e converse ou faça perguntas para descobrir o que é real.


FERRAMENTA 3: CULTIVAR GRATIDÃO


A ferramenta de Mindset mais poderosa que você pode desenvolver para transformar como você se sente em relação à sua vida é cultivar a gratidão. O que isso significa é treinar sua mente para procurar e se concentrar nas coisas pelas quais você deve ser grato em qualquer momento ou situação, mesmo quando tudo parece ruim e difícil.


Você pode começar criando um ritual diário de gratidão, um hábito de procurar todo dia na sua vida três coisas pelas quais você é grato e colocar isso no papel. Eu costumo fazer isso toda manhã e gosto de pensar em três aspectos diferentes para buscar a gratidão. Primeiro eu penso em algo mais geral na minha vida pela qual eu posso expressar gratidão, depois eu procuro a gratidão em algo naquele momento específico em que estou, ali naquela hora, e por fim eu penso em algo do dia anterior pela qual eu sou grato!


Outra prática que você pode buscar é se desafiar para, em situações em que se sentir estressado, você respirar fundo e encontrar algo para agradecer. Continue praticando isso diariamente e você verá que vai se tornar cada vez mais fácil e até automático!


Ao longo dessas primeiras semanas do ano eu escrevi sobre os 5 fatores que podemos influenciar diretamente nas nossas vidas para gerar benefícios positivos na nossa saúde. Tenho certeza que prestar atenção à esses 5 fatores e trabalhar conscientemente para melhorá-los vai te trazer uma vida mais saudável e feliz!


Se você tiver ficado com alguma dúvida a respeito de qualquer um deles e quiser conversar mais a respeito, pode me procurar na academia ou me manda um WhatsApp, vou ficar muito feliz de falar com você!


Grande abraço e bons treinos,


Coach Vitor



126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page