top of page
  • Vitor da Corcovado

5 princípios básicos para planejar seus objetivos e otimizar seus dias

Tenho estudado muito sobre desenvolvimento pessoal e formação de hábitos e um fato bem definido é que pra alguém alcançar seus maiores objetivos precisa focar no seu desempenho pessoal de maneira consistente e a longo prazo. Sendo disciplinado e agindo consistentemente na direção certa, você chegará exatamente onde deseja estar. Você precisa planejar seus objetivos com antecedência e então dar pequenos passos diários bem definidos para se manter no seu próprio planejamento pessoal, assim você poderá chegar exatamente onde precisa estar dentro do seu cronograma, sem se sobrecarregar e se esgotar.


Separei abaixo alguns princípios básicos que podem te ajudar a planejar melhor seus objetivos e otimizar seus dias, dá uma olhada.



1. Crie um planejamento para sua vida


Objetivos não têm sentido sem um plano de como alcançá-los. Crie um planejamento para a vida que você deseja, definindo seus objetivos de vida e construindo um caminho em direção a eles. Divida esses objetivos de vida em etapas menores, que você possa agir diretamente e acompanhe seu progresso diariamente.



2. Tenha uma agenda diária zerada


O planejamento diário é a parte mais crucial dessa fórmula do gerenciamento de tempo. Otimize o seu dia do início ao fim, praticando deixar ZERO espaço em branco na sua agenda para que você não tenha nenhum tempo não planejado. Eu sei que isso pode parecer excessivo no início, mas o objetivo é aprender a usar seu tempo conscientemente. Isso vai te ajudar a fazer uma transição mais fácil de uma tarefa pra outra, mesmo que seja de algo profissional para algo pessoal ou mais focado no lazer.



3. Priorize suas tarefas, seja proativo e, consequentemente, produtivo


Planejar o seu dia e priorizar suas tarefas é a diferença entre ter um dia reativo e um dia proativo. Uma estratégia interessante é começar seu dia com as tarefas mais difíceis e/ou importantes. Ao planejar seu dia no início da manhã você pode determinar suas prioridades no seu fluxo de trabalho. Não espere, não procrastine, não se preocupe; simplesmente faça.



4. Acompanhe e reflita sobre seus dias


Seu sucesso na vida é a soma dos hábitos que você cria. Observando as pessoas mais bem-sucedidas do mundo, você verá que elas têm hábitos que praticam todos os dias. Seja um novo hábito que você deseja implementar na sua vida ou acompanhar o que você já está fazendo, reflita todos os dias sobre suas vitórias e aprendizados, e também toda semana reflita sobre seus hábitos e objetivos.



5. Finalize seu dia com psicologia positiva


Use fundamentos comprovados da psicologia positiva e cultive o hábito da gratidão toda manhã e toda noite. Começar o dia expressando gratidão a algo ou alguém pode promover um sentimento de felicidade antes que qualquer pensamento ou preocupação negativa possa aparecer. E a noite, antes de dormir, coloque seu foco nas suas vitórias (não importa quão pequenas) e para as partes positivas do seu dia. Essa prática diária vai te ajudar a eliminar os pensamentos negativos.



Esses princípios são usados por algumas das pessoas mais bem-sucedidos do mundo e eu venho implementando e aprimorando eles na minha rotina já há algum tempo.


Sei que no início pode parecer um pouco excessivo tentar executar todos de uma vez, então sugiro que você comece escolhendo apenas um desses princípios para usar hoje na sua vida.


Com certeza usar qualquer um deles isoladamente já vai te ajudar a alcançar seus objetivos, mas o efeito de combinar todos eles vai te ajudar a chegar lá ainda mais rapidamente, sem se perder por desvios no caminho.


Boa semana pra vocês, e se quiser ajuda para implementar esses princípios na sua vida, me manda uma mensagem que eu posso tentar te ajudar.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page