• Coach Vitor

Desafio #estilodevidacfcorcovado


Família,

O Desafio #estilodevidacfcorcovado consiste em realizarmos uma alimentação saudável por 15 dias consecutivos, sem alimentos industrializados, álcool e praticando exercícios físicos regularmente.

Antes de começar iremos nos pesar, tirar 3 fotos do corpo todo (de frente, de lado e de costas) e medir a circunferência da cintura (linha do umbigo) e do baixo ventre (linha da crista ilíaca).

A ideia é pensarmos que estamos vivendo na época em que não tínhamos acesso a nada industrializado. Teremos que escolher os alimentos da forma mais natural possível, ou seja, optar por comida de verdade!

E isso é muito fácil, é só optar pelo que a natureza nos oferece na sua forma natural!

Então, pensando e agindo desse modo, estarão proibidos alimentos que contenham glúten, farinhas, açúcar, leite e derivados, grãos (não havia no passado), adoçantes e suplementos nutricionais.

É importante que frutas, verduras e vegetais não contenham agrotóxicos. Prefira sempre os da safra por terem uma qualidade (sabor/textura) melhor e um preço mais em conta.

É importante também escolher ovos de galinha caipira (alimentada por milho).

Então vamos ao que deve ser priorizado:

- Proteínas: peixes e frutos do mar; aves (galinha, peru, pato e chester); ruminantes (boi, vaca, cordeiro, etc.); não-ruminantes (porco, coelho); ovos.

- Vegetais e tubérculos: agrião, brócolis, couve flor, aspargos, alho, cogumelos (sem ser em conserva), mandioca (raiz), couve de bruxelas, cenoura (raiz), abobora, abobrinha, batata doce (raiz), beterraba (raiz), berinjela, pimentão, espinafre, cebola, alface, rúcula, tomate, etc...

- Frutas: cereja, kiwi, melão, morango, amora, framboesa, mirtilo, ameixa fresca.

Obs.: As outras frutas devem ser evitadas por possuírem uma carga de carboidratos maior, principalmente se o seu objetivo for a diminuição do percentual de gordura.


- Gorduras para cozinhar: óleo de côco, banha de porco, azeite de oliva extra virgem, manteiga ghee ou clarificada.

- Gorduras para comer: abacate/avocado, castanha de caju, do Pará, nozes, pistache, avelã, amêndoas, macadâmia, leite de côco, manteiga de côco e carne do côco.

O café pode ser consumido, porém sem adoçantes ou açúcar. Use o óleo ou a manteiga de côco, caso sinta necessidade de quebrar o amargo.

Também queremos que, com o #desafioestilodevidacfcorcovado, você aprenda a comer os alimentos nas quantidades que te deixem saciado. Isso é um exercício. Aprendemos a ter esse discernimento nos perguntando: Saciei ou empanturrei? Preste atenção também na velocidade em que você se alimenta. Além de contribuir para a saciedade, comer com calma faz com que nossa mastigação, utilização e absorção sejam otimizadas.

E lembre: se alimente quando sentir fome! Não se prenda naquela recomendação ultrapassada de ter que comer de 3 em 3 horas! Respeite sua vontade de comer!

Se a sua intenção é diminuir o percentual de gordura, restrinja as raízes e frutas e opte pelos vegetais, proteínas e gorduras permitidas.

Se sua intenção for de melhorar a qualidade da sua alimentação, de vida e melhorar seus rendimentos nos treinos, todos os alimentos da lista permitidos podem ser escolhidos.

Apenas depois dos 15 dias iremos nos pesar novamente, refazer as fotos e as medidas.

Desejo muito boa sorte e que todos sintam os benefícios de uma alimentação baseada em comida de verdade!!!

Nota: para elaboração de dieta procure SEMPRE um nutricionista.


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