top of page
  • Vitor da Corcovado

Os 5 fatores da saúde para 2020

É pessoal, um novo ano nos dá a sensação de um novo começo, eu diria que uma oportunidade de avaliar o ano que passou, perceber as coisas boas e ruins, aprender essas lições e moldar uma nova visão de nós mesmos para o ano que está começando.


Em relação à sua saúde e seu condicionamento físico, um novo ano também é uma ótima oportunidade para começar aquela difícil missão de abandonar os hábitos ruins, aqueles não ajudam nos nossos objetivos, e criar novos, que irão nos levar à visão que moldarmos, aquela em que estamos mais fortes, bem preparados, vivendo nossas vidas bem mais saudáveis.


A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.”


Dentre diversas coisas que podem afetar nossa saúde e nos permitir chegar à essa definição da OMS, existem cinco áreas principais que podemos diretamente influenciar na nossa vida e no nosso dia-a-dia para gerar benefícios positivos na nossa saúde, e que portanto valem a pena dar uma examinada para preparar um planejamento para esse que será o nosso ano mais saudável da vida até agora!


Vou propor que a gente faça um balanço de como estão as coisas em cada área dessa, para definir o que podemos controlar em relação a fazer mudanças e preparar um plano de ação. Quebrar hábitos ruins e criar novos hábitos saudáveis começa com um pequeno passo de cada vez, e também com uma brutal honestidade sobre como nos sabotamos em relação ao que queremos...


Os 5 fatores são:


1. Sono

2. Alimentação

3. Exercício

4. Relacionamento

5. Mente


Prestar atenção a esses cinco fatores de saúde e trabalhar conscientemente algumas técnicas específicas são a chave para criar uma vida mais feliz e saudável. Lembrando que não tem um ponto final nessa jornada, sempre terá espaço para crescimento nessas áreas que mencionei. Mesmo quando você já conseguiu fazer grandes melhorias ou mudanças, você ainda terá o trabalho de mantê-las.


Ser um ser humano mais saudável exige que você aprenda a "curtir o processo" de crescimento, mudança e aprendizado.


Esse ano eu quero desafiar vocês a se comprometerem com essa jornada. Quero desafir vocês a darem pequenos passos e fazerem esforços diários para conseguirmos grandes mudanças.


Ao longo das próximas semanas irei me aprofundar em cada um desses pontos, trazendo mais informações e propondo atividades que você pode fazer sozinho e que influenciam positivamente esses fatores. Fiquem ligados!


Meu único pedido pra vocês é: não desistam!


Bons treinos,


Coach Vitor




- Os 5 fatores da saúde é um conceito criado por Ben Bergeron. Veja mais aqui https://youtu.be/0jnpOAENLFQ

- Texto baseado e adaptado de "5 Factors" by Rachael O'Donnell

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page