• Coach Vitor

ALIMENTAÇÃO - MOVIMENTO - SONO - GERENCIAMENTO DE ESTRESSE

Um bom treinador não é aquele que sabe tudo de técnica, não é aquele que monta as melhores programações de treinos, não é aquele que sabe tudo de fisiologia do exercício, biomecânica, etc.

Bom treinador é aquele que sabe enxergar seu atleta na sua totalidade, sabe abordar todos os aspectos do bom rendimento físico e se preocupa de verdade em como esses aspectos se relacionam uns com os outros.

O professor de educação física é formado para ser um treinador completo!

Ele aprende sobre fisiologia humana básica e do exercício, bioquímica, anatomia, cinesiologia, psicologia desportiva, avaliação física e muitas outras coisas.


Ele tem capacidade para ter uma visão holística do seu aluno e poder abordar de maneira clara e direta todos esses fatores que impactam na saúde, no condicionamento físico e na composição corporal das pessoas.

Existe, na maioria das vezes, uma visão limitada do que um profissional de educação física é capaz/pode fazer.


Vejo muitos profissionais se limitando a serem bons orientadores de exercício, muito preocupados em saberem tudo sobre técnicas especificas, modelos de periodização e montagem de aula… com certeza, coisas fundamentais para um bom treinamento.

Entretanto, um bom treinamento precisa ser apoiado e possibilitado pelos outros fatores de maneira consistente para poder funcionar.

Nenhum programa de exercícios consegue se sobrepor a uma alimentação ruim!

Nenhum programa de exercícios consegue resultados consistentes sem sono e recuperação adequados.

Nenhum programa de exercícios consegue trazer bem-estar real sem ser associado a estratégias especificas de gerenciamento de estresse.

ALIMENTAÇÃO - MOVIMENTO - SONO - GERENCIAMENTO DE ESTRESSE

Todos esses fatores se relacionam! Parece complexo, mas basicamente funciona assim:

Se você dormir melhor, você vai acordar com um humor melhor e começar o dia com menos estresse. É provável que seu exercício também melhore e você se sinta mais motivado a se alimentar com comida de qualidade.

E ao contrário vai na mesma linha: se você vai para a cama estressado, provavelmente não dorme bem. Você acorda estressado, encontra desculpas para não se exercitar e comer bem é a última coisa que vem na sua cabeça.

Você provavelmente já vivenciou isso né? Tenho certeza que sim…

Então, comenta aí embaixo alguma vez que você já percebeu um fator desse influenciando o outro.

19 visualizações
Endereços

Unidade Humaitá

Rua Voluntários da Pátria, 470 (Sobrado)

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22270-010

Unidade Bambina

Rua Bambina, 147
Botafogo Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22251-050