• Coach Vitor

Programação de Janeiro

Fala galera, bem-vindos a 2020!


Antes de entrar em detalhes sobre janeiro, vamos conversar rapidamente sobre como será nossa programação global de 2020 para os treinos do CrossFit.


Boas notícias, o básico da programação não irá mudar. Nós ainda vamos planejar todos os nossos treinos pela ótica da funcionalidade (movimentos que te ajudam fora da academia), variação (misturando-os para ter maior exposição a estímulos) e intensidade (adicionando carga, volume e combinações de forma inteligente).


O treinamento será programado para entregar o maior possível ganho em preparação física geral ao longo do ano - lembre-se que estamos jogando o “jogo infinito”! Em 2020, a principal evolução que vocês irão ver virá na forma de nossos “Focos Bimestrais” (vários ciclos pré-determinados) e nosso “Plano de Benchmarks” aprimorado (temos muitos testes divertidos planejados a cada mês!).


Então vamos falar sobre as fases - teremos seis delas ao longo de 2020. “Reboot de Ano Novo + Metabólico & Técnicas” em janeiro-fevereiro, “Ritmo & Strongman” em março-abril, “LPO - Técnica & Carga” em maio-junho, “Powerlifting & Pump” em julho-agosto, “The Open + Metabólico & Técnicas” em setembro-outubro e, finalmente, “Pós-Open + Wendler e Fim do Ano” em novembro-dezembro. Cada fase irá incorporar esses focos de maneiras únicas. Algumas das fases envolverão ciclos mais formais como o Levantamento Olímpico e Wendler. Enquanto outros incorporarão mais movimentos, técnicas e educativos como nosso “Reboot de Ano Novo” e “Fim do Ano”. Será um ano de treinamento muito divertido e variado.


Como vocês leram acima, o foco para janeiro é o “Reboot de Ano Novo + Metabólico & Técnicas”. Vamos dar o pontapé inicial com alguns benchmarks clássicos para começar nosso “Reboot”. Além de buscar carga máxima no Snatch e Clean & Jerk, também iremos encarar os “Baseline I & II”, bem como Fran e Diane. Esse início de janeiro será o momento de voltar com tudo pra academia e estabelecer novas marcas pra esses treinos clássicos. Janeiro também será o momento de trabalhar naquelas técnicas difíceis! Preparem-se para ver partes de técnica, WODs e Finishers que praticam (baixa intensidade) ou testam (alta intensidade) técnicas como o Kipping Pull-up, Handstand Walk, Handstand Push-up, Muscle-up, Toes-to-bar e Rope Climb. Nosso foco principal no início será cuidar bem das nossas habilidades de ginástica para, conforme for chegando em fevereiro, começarmos a mudar o nosso foco mais para habilidades de levantamento de peso. Tenho certeza que será um mês muito divertido nas aulas de CrossFit com todos esses benchmarks clássicos e técnicas! Se eu fosse você, não perderia por nada!


Ah, e eu não poderia esquecer... bem-vindos também a mais um ótimo ano de Burn Express, onde você testemunhará o condicionamento físico de forma divertida, simples e potente.


Antes de mergulharmos no que janeiro tem para nós, vamos ver rapidamente como serão os próximos 6 meses do Burn Express. Cada mês terá um foco, que será implementado de 3 a 4 dias por semana. Entre esses dias específicos, teremos outros ótimos treinamentos que incluirão tudo o que foi praticado e refinado ao longo de 2019. Espere ver também pelo menos um benchmark inspirado no CrossFit e um benchmark específico do Burn todo mês! O Burn Express terá benchmarks realmente divertidos e memoráveis!


Em janeiro vamos preparar nosso caminho para os movimentos de ginástica... focaremos nos treinos de peso corporal e em aprender a movimentar melhor nosso corpo pelo espaço! Ao melhorar nossa propriocepção (uau, chique!), melhoraremos nossos movimentos de ginástica e também nossa mecânica em geral... até mesmo com carga. A maneira como você movimenta seu corpo pelo espaço é fundamental e a base de tudo o que fazemos dentro e fora da academia. Cada semana irá progredir no volume e/ou na complexidade do próprio movimento que estamos focando. Usaremos mini-progressões para buscar grandes vitórias e manter o treino estimulante. Prepare-se para executar diferentes amplitudes e planos de movimento. Acima de tudo, prepare-se para suar, respirar pesado e encarar alguns WODs de condicionamento realmente divertidos!


Grande abraço e bons treinos!

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