top of page
  • Vitor da Corcovado

Os 5 fatores da saúde: Relacionamentos

Nós seres humanos somos criaturas sociais. Não importa o quão independente ou introvertido você seja, você ainda assim precisa de conexões humanas reais. Isso não significa apenas ter pessoas com quem você passa algum tempo, fala algumas besteiras, bebe algumas cervejas... significa ter pessoas com quem você passa algum tempo e que te fazem se sentir visto, ouvido e apoiado.


Relacionamentos significativos e profundos. Não quantos, mas quão profundo. Conversa fiada não conta. O que conta é ter pessoas com quem você pode compartilhar seus medos, seus sonhos, com as quais se sente à vontade pra chorar na frente, com quem você é 100% vulnerável.


Um estudo de Harvard mostrou que é o fator mais importante para a longevidade. Segundo esse estudo, nas pessoas que vivem mais tempo e não têm doenças sérias, a correlação número um que encontraram não foi com o que comeram ou o quanto e o que fizeram de exercício físico, mas sim o quão profundo e significativo foram os relacionamentos que tiveram ao longo da vida. Se você tem um relacionamento profundo e significativo, você tem amor em sua vida... eu sei que isso soa clichê, mas é a coisa mais importante a se pensar para a longevidade.


Por isso eu te pergunto, você tem pelo menos uma pessoa em sua vida que você sente que te apoia? (ou seja, alguém que você pode entrar em contato se estiver passando por momentos difíceis, alguém que teincentiva a correr riscos saudáveis ​​e experimentar coisas novas)


Se você tem, isso é sensacional! Sugiro que você foque em como faz pra conseguir tempo para manter essa proximidade e apoio, e não deixe isso se perder!


Agora, se você não tem, vou tentar te mostrar algumas maneiras para você buscar mudar isso.


Você sabe que naturalmente nos cercamos de pessoas que refletem nossas escolhas de estilo de vida, não sabe? É aquela história de que somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos... E eu sei que isso pode ser difícil quando a gente decide adotar certos hábitos em busca de uma vida mais saudável... por que as pessoas do nosso círculo atual podem nem sempre compartilhar esses mesmos desejos ou valores.


Então, sugiro que você pergunte a si mesmo se as pessoas com quem você passa o seu tempo têm os mesmos interesses ou desejos que você. Se elas não tem, onde você pode encontrar pessoas que tem esses desejos? Não vou te dizer que você deve abandonar o seu círculo de amigos, mas vou te dizer você precisa buscar um novo grupo, um círculo diferente que compartilhe do seu desejo de uma vida mais saudável. Pramim e muitas outras pessoas que treinam consistentemente e se preocupam com hábitos saudáveis, encontramos essas conexões e essa comunidade em nossas academias de CrossFit. Para outros, pode ser uma igreja ou um grupo de pessoas com o mesmo hobby.


Como diz o Ben Bergeron, coach de CrossFit e dono do CrossFit New England a mais de 10 anos, não há melhor maneira de criar relacionamentos fortes e realmente significativos do que o sofrimento compartilhado que acontece durante um treino duro de CrossFit! Ele usa a frase “VAMOS PARA O INFERNO JUNTOS E VAMOS RIR DISSO DEPOIS.” Parece meio forte, mas isso é conexão, é isso que queremos!


Vamos fazer o seguinte exercício: pegue um papel e uma caneta escreva três idéias de lugares onde você acha que pode encontrar e se conectar com pessoas que tenha os mesmos desejos e valores que você:


1)


2)


3)


Agora, pense quais ações você pode fazer para que buscar esses relacionamentos?


Tente definir uma meta diária e/ou semanal para a construção de conexões e relacionamentos. Por exemplo, uma coisa simples pode ser guardar o seu celular enquanto estiver comendo com outras pessoas. Ou então cumprimentar os seus colegas de treino na academia ao chegar e ir embora... Escreva também essa simples meta diária e/ou semanal abaixo!


Depois de uma semana, tente aprofundar esses gestos e me conta como foi!


Bons treinos e bons relacionamentos,


Coach Vitor

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page