top of page
  • Vitor da Corcovado

Como comer no Desafio?


O Desafio é um programa criado para ajudar o corpo a se desintoxicar e identificar possíveis intolerâncias, alergias e sensibilidade a determinados alimentos. O objetivo é retirar da dieta todos os alimentos e bebidas industrializados e incentivar o consumo de alimentos naturais sem manipulação da indústria (comida de verdade).

Não é um programa específico para o emagrecimento, pode ser aplicado também aos que visam o ganho ou manutenção de massa muscular ou apenas se desintoxicar. O que irá definir a perda ou ganho de peso será a concentração e quantidade de alimentos permitidos e oferecidos em cada objetivo.

Determinados grupos de alimentos como açúcar, grãos, laticínios e leguminosas podem ter um impacto negativo direto na nossa saúde física, emocional, hormonal e no nosso desempenho físico ocasionando uma inflamação sistêmica mesmo sem percebermos.

Muitas vezes nos questionamos:

“Eu ando tão sem energia!”

“Eu estou sempre irritado, com dores de cabeça, estomago, gases, me lesionando constantemente e com dificuldade de me recuperar paro o treino do dia seguinte!”

“Eu faço tudo direitinho e não consigo perder peso ou ganhar massa muscular!”

“Eu durmo mal!!!”

Pois é! Alguns alimentos que são ditos como saudáveis podem não estar te fazendo tão bem assim.

E como vamos identificar?

Retirando todos os alimentos e bebidas industrializados. Só assim podemos identificar o que realmente está nos atrapalhando. Mas retirando tudo mesmo! Não tem adoçantes artificiais, não tem whey protein, pasta de amendoim, bebidas alcoólicas.

Esse é o verdadeiro detox! A proposta é se desintoxicar e identificar o que você não assimila bem. E para isso iremos nos alimentar corretamente, nos exercitar frequentemente, dormir bem, etc...

Outros pontos positivos do programa são a mudança na sua maneira de pensar sobre o que você come, seu paladar ficará muito mais apurado, seus hábitos muito mais saudáveis e desejos muito mais controlados.

Mas o que iremos consumir?

Muito simples! O que a natureza nos oferece e na sua forma mais limpa e que seja o único ingrediente (comida de verdade): verduras, vegetais, poucas frutas, carnes, frutos do mar, gorduras boas (oleaginosas/azeite), ovos e etc...

E o que devemos abolir?

  1. Açúcar de qualquer espécie, real ou artificial (mel, xaropes, agave, maltodextrina, demerara, etc...)

  2. Álcool de qualquer forma, nem para cozinhar.

  3. Não comer grãos como trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, feijões, grão de bico, pães, massas, biscoitos....

  4. Não comer laticínios (leite de vaca, cabra, creme de leite, kefir, manteiga (exceção a ghee).

  5. Chicletes, balas sugar free e cigarro nem pensar!

  6. Fique sempre atento aos rótulos! A comida de verdade é o próprio ingrediente! Nomes difíceis de ler ou falar não são comida de verdade.

Dicas:

- Coma quando realmente estiver com fome. Não fique inventando receitas para tentar adaptar as porcarias que você vinha consumindo!

- A ideia é restringir ao máximo a quantidade de alimentos na sua dieta para você comer exatamente quando tiver fome. Receitinhas estimulam o apetite e podem atrapalhar o seu objetivo de diminuir o percentual de gordura.

- Esqueça essa história de comer a cada 3 horas! Lembre-se que para usarmos a nossa gordura como fonte de energia precisamos fazer um balanço negativo calórico! E se você comer a cada três horas isso não será tão eficaz.

- Não fique se pesando a cada dia! Sugiro que nem se pese! Os melhores marcadores para observarmos mudanças corporais são as imagens (fotos) e nossas próprias roupas.

- Essa proposta funciona como um “reset metabólico”. Não quebre o programa. Não se engane! Se furou, recomece! A cura de todo o processo inflamatório ocasionado pela má alimentação só acontece com 100% de adesão.

- Não será difícil! Pense assim! Só depende de você! Ninguém te obriga a comer nada que não queira. Se você tem um evento, uma comemoração ou mesmo um almoço de família, ou já vá alimentado, ou explique sua empreitada ou simplesmente não vá se achar que não resistirá.

- Organize-se! Faça as compras de tudo que é permitido e cerque-se de tudo. Não ter o que o programa oferece pode ser um grande problema. Priorize alimentos orgânicos e da safra.

Veja abaixo a lista de compras.


264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page